BlogResidencial

10 DICAS PARA MONTAR UM QUARTO DE ESTUDO

Ter um espaço exclusivo para estudar em casa faz toda a diferença, inclusive nesse momento que passamos. Como diz o provérbio popular “mente vazia, oficina do diabo”, é preciso manter nossa quarentena produtiva no quesito intelectual. E para quem quer alcançar o máximo possível de qualidade no aprendizado vai aqui algumas dicas.

Em um quarto de estudo, fatores como iluminação, ventilação, cores e ruídos podem ter mais influência sobre o rendimento das atividades, do que o próprio tempo que é reservado para se dedicar à leitura e resolução de exercícios. Por isso, ter um lugar especial para mergulhar nos livros e apostilas é essencial. Se você está pensando em preparar um cantinho para estudar, precisa levar em consideração detalhes como o tipo de iluminação, o excesso de objetos e o conforto.

Esses cuidados evitam que o cansaço, junto com a fadiga e a inquietação, interfira na concentração e produtividade.

Embora existam diferentes perfis – algumas pessoas não se concentram com barulho, outras se incomodam com o silêncio absoluto – há alguns pontos em comum que costumam funcionar bem para todos. Por isso, selecionamos 10 dicas essenciais para montar um quarto de estudo estimulante. Vamos lá:

  1. Corredores e cômodos como sala ou cozinha, onde há passagens de pessoas, não são ideais para abrigar quem deseja estudar. Evite-os, se for possível, e escolha um espaço mais tranquilo.
  1. Se não houver um escritório, você pode montar um local para estudos no quarto de dormir ou em espaços desocupados, como o vão de uma escada.

  1. A escrivaninha pode ser em formato de mesa ou bancada, e deve ser instalada em uma altura cômoda. Para adultos, a média é de 80 cm, mas pode variar de 70 cm a 95 cm, conforme a altura do usuário. Os cotovelos e antebraços precisam ficar retos sobre a mesa. A profundidade ideal é de 50 cm.

  1. Dispense o excesso de decoração na mesa ou escrivaninha que escolher. Muitos objetos ao alcance do olhar podem ser distração fácil. Por esse mesmo motivo, instale a bancada na direção contrária à da televisão, se houver.

  1. Mantenha os eletrônicos distantes do espaço de estudos! Eles são a isca perfeita para distrações. Smartphones e computadores só devem ser acessados se forem necessários para a atividade que está sendo desenvolvida.
  1. A cadeira precisa ser confortável para ajudar a manter a postura por horas a fio. O modelo deve ter regulagem de assento e de encosto, de preferência apoiando completamente as costas. A presença de braços para descanso é indispensável para quem usa bastante o computador. Cuidado com as cadeiras com rodízios: elas são inadequadas para crianças menores de 10 anos e podem acabar estragando o piso do seu quarto de estudo.

  1. Para manter o local de estudo organizado, instale nichos e gavetas para guardar livros, cadernos, apostilas e estojo. Deixe tudo acessível e ao alcance das mãos, para que não seja necessário interromper os estudos para buscar algo.

  1. Ficheiros, pastas e caixas organizacionais também são ótimos para deixar as anotações em ordem e à mão quando for necessário rever algum conteúdo. Faça etiquetas e separe esse material por tema, matéria ou época (bimestre/semestre).
  1. Atenção à iluminação! Luminárias ou abajures de mesa são ótimas escolhas para iluminar diretamente o material de estudos. Esqueça as lâmpadas amarelas: elas trazem a ideia de conforto e podem deixar o estudante sonolento.

  1. Por último, mantenha a limpeza em dia! A gente já contou aqui que a desorganização pode prejudicar a concentração e causar estresse crônico. Por isso, evite a bagunça e bons estudos!

Na Multfer você encontra tudo o que precisa em iluminação decorativa, interruptores com o seu estilo e materiais elétricos que a sua casa precisa. E o melhor de tudo: fazemos DELIVERY. Nos chame pelo WhatsApp:

UNIDADE 1 – Rua São José, 134, Centro
(19) 9 9217 5254 | (19) 9 9160 0651
UNIDADE 2 – Av. Bandeirantes, 392, Vila Pinheiro
(19) 9 9179 7219 | (19) 9 9868 6791
UNIDADE 3 – Rua Carmen Zanco Zamarian, 20, Jd. Guaçu Mirim I
(19) 9 9292 8349

FONTE: WEG Tomadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *