BlogIluminação da casaResidencial

AFINAL, ONDE POSSO USAR A ILUMINAÇÃO COM SPOTS NA MINHA CASA?

Luz é tudo em uma decoração! Ela é capaz de valorizar texturas, formas e criar atmosferas incríveis. A iluminação com spots, dependendo de como é feita, dá um ar de modernidade e sofisticação ou de uma personalidade mais despojada e urbana.

Os spots foram amplamente utilizados em áreas externas para destacar fachadas e jardins. No entanto, seu uso em ambientes internos tem predominado nos últimos anos.

Ficou interessado? Acompanhe o nosso post e entenda tudo sobre o assunto!

O QUE É ILUMINAÇÃO COM SPOTS?

Spots são tipos de luminárias com lâmpadas menores e direcionáveis. Atendem a várias necessidades: iluminar objetos decorativos ou texturas com precisão, reproduzir o efeito cascara em paredes e até compor uma iluminação geral mais suave.

A iluminação com spots pode ser feita com luminárias unitárias ou com trilhos eletrificados. Os modelos unitários podem ser embutidos ou sobrepostos em um forro com bom acesso à fiação elétrica, por exemplo. Já os spots em trilhos são indicados para tetos com um ponto elétrico central.

Em ambos os casos, é possível criar vários modos de iluminar, chamados comumente de cenas. Elas funcionam bem com acionamentos convencionais, mas ficam melhores quando feitas por meio de automação e controladas de forma inteligente.

ONDE USAR ILUMINAÇÃO COM SPOTS?

Apesar de o pensamento imediato ser de que as luminárias devem sempre ser instaladas no teto, a verdade é que os spots permitem uma gama de soluções criativas.

SANCAS DE GESSO

Próxima da ideia de instalação no teto, a iluminação com spots em sancas é perfeita para criar uma “camada” a mais no espaço. A solução permite aumentar ou reduzir a quantidade de luz, conforme a necessidade.

Em sancas, os spots podem ter foco direcionado para objetos de decoração ou quadros. Se a intenção for dar destaque a uma textura, a instalação precisa ser feita rente à parede, com foco para baixo.

ARMÁRIOS E CLOSETS

Em armários e closets, a iluminação com spots precisa ser pensada para iluminar as peças de roupa e outros itens, de modo a não gerar sombras. Estas podem provocar percepções errôneas da imagem no espelho e enganos na preparação de uma maquiagem.

Como os spots são direcionáveis, parte deles pode ser direcionada ao armário, enquanto os demais para a direção oposta, de forma a iluminar o usuário de maneira frontal — e não de cima para baixo, ângulo que provoca as sombras indesejadas.

PRATELEIRAS E NICHOS

Nesses itens de mobiliário, o ideal é usar os mini spots. Isso porque os de maior tamanho fornecerão uma quantidade de luz muito grande para um espaço tão reduzido, causando ofuscamento e desconforto. Já os menores são ótimos para iluminar detalhes, objetos de coleção ou criar iluminação de tarefa para uma bancada de estudos.

Ao contrário dos armários de roupas, um local onde o ângulo superior é bem-vindo é na cozinha. Nesse ambiente, os spots podem ser instalados sob os armários para ajudar no preparo dos alimentos. O direcionamento frontal para o usuário é desagradável e deve ser evitado para não provocar acidentes.

ESTANTES

A iluminação com spots nas estantes tem função predominantemente decorativa. Se forem embutidos na estrutura do móvel, também são indicados modelos em tamanhos menores, de modo a não “estourar” a luz em pequenas áreas.

Spots embutidos no teto também ficam excelentes para iluminar estantes. Cada um deve ser direcionado para iluminar os objetos de maneira uniforme, sem provocar sombras entre os fachos. O resultado é encantador!

Um aspecto muito interessante sobre a iluminação com spots é a variedade de formatos das molduras das lâmpadas — redondos ou quadrados, por exemplo —, o que dá uma dose a mais de estilo ao projeto.

A iluminação com spots é bastante versátil e combina com diversos ambientes, desde a sala até os quartos e banheiros. O importante é tomar cuidado com o posicionamento, temperatura de cor e angulação. Isso fará com que o usuário se sinta confortável a cada tarefa que for desempenhar.

Na Multfer temos spots variados com tecnologia LED. Agora que você já sabe onde e como usá-los, confira nossas opções também em nossa LOJA ONLINE para deixar a sua casa ainda mais bonita!

https://loja.multfer.com.br/spots

Fonte: Energilux

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *